-
Arquitetos: Mitti
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Syam Sreesylam, Roshan Satish Paliath
-
Fabricantes: Hybec, Kohler, Magari, Norisys
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a pandemia de COVID-19 e os constantes lockdowns causando mudanças em nossas rotinas, além da crescente incerteza sobre o futuro da vida urbana, o Sr. Abhishek Ubale e a Sra. Sunaina decidiram comprar uma fazenda em Sanctity Ferme, uma vila agrícola nos arredores da cidade indiana de Bangalore. A comunidade, que praticava técnicas de agricultura orgânica e promovia sua visão consistente com o entorno natural, já planejava casas-modelo sustentáveis para os moradores. Portanto, esta se tornou a oportunidade perfeita para explorar a possibilidade de construir sensatamente em paisagens intocadas.
A ideia era camuflar a edificação em seu entorno para não se destacar na paisagem cênica. Além disso, a situação da pandemia impôs uma limitação na disponibilidade de matérias-primas, obrigando-nos a focar na incorporação dos materiais disponíveis, como solo e resíduos, usando uma técnica chamada Debris Wall (paredes de detritos).
Flintstone6 foi concebida como uma edificação moderna com um toque sustentável, oculta dentro de um mangal entre a paisagem árida. A casa de dois quartos tem um salão multifuncional com cozinha aberta, e paredes paralelas nos lados norte e sul que imitam as características das Montanhas Rochosas da bacia de Cauvery. As árvores convivem com o volume arquitetônico, tornando-o uma extensão da natureza.
A cobertura composta por vidro atua como um relógio do sol e a parte em ferrocimento funciona como um terraço para festas. A escadaria foi invertida para evitar a construção de um andar superior que atrapalharia a visão dos vizinhos da fazenda.
Os interiores foram planejados muito minimamente e sutilmente atenuados para não roubar a cena das paredes de terra, usando uma paleta de materiais neutros. A cama de pedra no quarto principal foi recuperada da pedreira abandonada nas proximidades. As pias foram esculpidas em pedras de granito retiradas de aterros sanitários. Alguns dos móveis também foram feitos de madeira recuperada, vinculando-se ao tema da casa de reutilização e sustentabilidade.
O paisagismo foi projetado tendo em mente o tema árido, correspondente ao clima seco da região, composto por cactos, resíduos de pedreira de granito para a pavimentação e pedras de rio que se alinham para formar um lago de carpas.
Flintstone6 é uma moradia profundamente enraizada na natureza, misturando-se humildemente, para fazer seu trabalho – ser invisível na paisagem.